6 Dicas para uma boa organização pessoal

A falta de organização pessoal é um problema recorrente entre milhares de pessoas. Apesar de parecer um hábito inofensivo, ela acaba impactando áreas como a produtividade profissional do indivíduo, bem como outros setores como o pessoal, por exemplo.
Acúmulo de tarefas, postergação de demandas, distrações constantes, quando atrelados à desorganização pessoal podem formar um combo bastante desastroso, resultando muitas vezes em demissões. Portanto, se você não consegue manter sua organização pessoal em dia, confira esse texto que preparamos com algumas dicas sobre esse assunto que com certeza irão te ajudar, especialmente se você estiver em busca de um curso ou qualificação que possa te ajudar a crescer profissionalmente.

x-dicas-para-uma-boa-organizacao-pessoal-20171215115246.jpg

1 – Identifique o que está de atrapalhando
Tudo, desde os atrasos para chegar a seu trabalho até uma pequena distração que tira seu foco durante o dia. Essa é a primeira regra quando se fala de organização pessoal, pois é depois de identificar o que te atrapalha que você consegue elaborar um plano estratégico para lidar com o problema de forma eficaz. Por exemplo, se eu problema é chegar atrasado todos os dias em seu trabalho, a solução pode ser acordar um pouco mais cedo todos os dias.

2 – Agendas são importantes, tenha uma
Hoje, com tantas tecnologias e aparatos digitais que oferecem mil e uma utilidades, é comum que muitas pessoas nem considerem mais o uso de agendas como uma coisa necessária, mas estão redondamente enganadas. Principalmente quando o foco é organização pessoal, possuir uma agenda para anotar quais são as atividades que você precisa resolver naquele dia, ajuda e muito nesse processo.

3 – Organização é tudo, e isso também vale para a sua mesa
Não que você precise separar tudo em caixas organizadoras, ou colocar etiquetas coloridas em todos os documentos, mas manter o mínimo de organização é necessário. Quando sua mesa está desorganizada, sua produtividade é afetada, o que é muito prejudicial, principalmente no que diz respeito à perda de tempo procurando documentos que poderiam estar arrumados em seus devidos lugares.

4 – Saiba o que é prioridade, e o que não é
Saber determinar o que é uma coisa prioritária a ser feita ajuda a ditar um fluxo de trabalho contínuo e organizado, bem como aumentar a sua produtividade. Para isso, identifique dentre todas as suas demandas quais são as prioritárias, ou seja, as que precisam ser solucionadas de forma imediata, e também as que podem ser feitas no dia seguinte (importantes) ou posteriormente a isso (circunstanciais).

5 – Papeis de rascunho são seus inimigos, não os utilize
Quando for fazer alguma anotação, prefira utilizar um bloco de notas, caderno ou post-its, mas evite utilizar pequenos pedacinhos de papel. Pense no trabalho que você terá para achar aquele pedaço de papel em sua mesa quando precisar dele. E se perder, como fará para se recordar do que estava escrito? Não corra riscos.

6 – Organize seu espaço home office
O regime de trabalho home office tem se popularizado muito nos últimos tempos, e para manter sua organização pessoal mesmo trabalhando no conforto do seu lar, é imprescindível ter um espaço definido para o seu trabalho, como uma espécie de escritório. Assim, você evita misturar seu material de trabalho com o doméstico, bem como fica longe de distrações.