7 dicas para montar seu currículo

Fazer cursos online, ir a palestras, treinar suas habilidades e se aprimorar são ações essenciais para quem quer se destacar no mercado de trabalho. Entretanto, toda essa preparação pode ir água abaixo se o seu currículo não estiver bom, afinal, ele é o primeiro contato com o entrevistador. Confira abaixo dicas para montar seu currículo e ser bem-sucedido nos processos seletivos:

curriculo

1. Atenção à formatação e ao design

Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Se o empregador bate o olho e acha tudo feio ou confuso, pode ser que já leia seu currículo com uma ideia negativa de você. É importante usar fontes limpas, claras e sérias, com uso limitado de negrito e itálico.

As informações devem ser organizadas, divididas em seções. E, a não ser que você trabalhe em profissões ligadas a criação (designer, publicitário), o ideal é manter a simplicidade e a objetividade.
2. Seja claro e conciso

O responsável pela seleção provavelmente vai ler inúmeros currículos para selecionar quem vai para a próxima fase, currículos com informação demais ficam confusos e perdem sua atenção. Seja direto e claro, para que o empregador tenha uma ideia geral de quem você é como candidato. Evite se prolongar em descrições, um currículo no tamanho ideal tem apenas uma ou duas páginas, no máximo.
3. Não se esqueça dos seus dados pessoais

Nome, endereço, telefone, e-mail e estado civil ajudam o recrutador a entender quem você é e, principalmente, permitem que ele entre em contato para futuras etapas. Por isso, coloque essas informações logo no início do documento.
4. Mostre suas habilidades e seu objetivo

É importante reforçar seus pontos fortes, mas evite fazer uma lista das suas habilidades. A melhor opção é tentar mostrá-las através das suas experiências profissionais, indicando como elas foram úteis ou como você as adquiriu. Mas tome cuidado para não parecer arrogante nem se prolongar muito. Também é importante deixar claro seus objetivos, pontuando para qual vaga ou área você está se candidatando.
5. Inclua cursos e outros diferenciais

Se você tem cursos com certificado relacionados à área de trabalho, mencione-os de forma sucinta. Cursos online são uma ótima opção para se atualizar e aperfeiçoar e mostram que você está disposto a evoluir constantemente. Além dos cursos com certificado, vale mencionar os idiomas que você fala e qual seu nível de domínio, programas que domina e trabalhos voluntários.
6. Seja honesto

Acima de tudo, seja honesto. Mentir ou aumentar informações pode até deixar seu currículo mais interessante e te fazer ser chamado para a próxima fase, mas eventualmente o recrutador vai testar suas habilidades e experiências para confirmar as informações do currículo. Ninguém quer ser pego no flagra, ainda mais porque isso elimina todas as chances de você participar de seleções futuras na mesma empresa.
7. Revise com cuidado

Quando terminar o currículo, revise-o algumas vezes para evitar que pequenos erros de ortografia e de formatação passem em branco e para se certificar de que não esqueceu nenhuma informação importante.