7 Maneiras de aprender um assunto de forma mais rápida

Hábitos, rotina, anotações e paciência: sete métodos para aprender mais rápido.

Quer aprender mais rápido? Então confira 7 dicas essenciais para o seu cotidiano.

O conhecimento é uma das nossas principais riquezas. Aprender sobre assuntos que precisamos para os nossos estudos, trabalho ou por pura curiosidade é um processo enriquecedor, abrindo novas possibilidades e permitindo que sejamos referência naquilo que aprendemos. O que muitas pessoas buscam, pela falta de tempo e necessidade de fixação de conteúdos de maneira dinâmica, é aprender mais rápido sobre o assunto escolhido. Felizmente, há diversos métodos para agilizar o aprendizado, sem deixar de entender o conteúdo. Por isso a Ensino Nacional, com cursos online e certificações, traz as 7 maneiras de aprender um assunto de forma mais rápida.

x-maneiras-de-aprender-um-assunto-de-forma-mais-rapida-20171215115246.jpg

1. Tenha bons hábitos
Ninguém consegue aprender nada sem estar com a mente e o corpo conectados. Por isso, é importante ter um bom sono – o recomendado são oito horas diárias –, uma alimentação regulada através de um cardápio que una proteínas, vitaminas e carboidratos, além de hidratação regular. Tudo isso permite que o funcionamento do cérebro se dê da melhor forma possível e ajude a fixar conteúdos de maneira mais eficiente.

2. Estabeleça um horário de estudos
Se for para estudar, então que o seu dia tenha um tempo reservado apenas para isso. Isto permite que você aprenda muito mais rápido do que intercalar momentos da sua rotina para aprender. Por exemplo, um efetivo estudo de cinco horas, com pausas de 10 minutos a cada 50 minutos, permite que você fixe os conceitos muito mais rapidamente que tentar aprender algo em cada período do dia – manhã, tarde e noite.

3. Converse com pessoas experientes sobre o assunto
Uma maneira eficaz de aprender mais rápido é interagindo com outras pessoas que dominam o assunto. Isso abre novas possibilidades e revelam determinados pontos que você pode não ter pegado na hora de aprender. Não tenha medo de perguntar, questionar, fazer seus apontamentos, pois isso apenas enriquece o conhecimento. Se possível, cadastre-se em fóruns e grupos de debate sobre o assunto.

4. Anote, anote e… Anote!
Qualquer método de aprendizado se torna rápido e fácil quando há anotações. Isto porque exercitamos nosso cérebro em dois aspectos: o raciocínio, que ajudará a compreender o conteúdo, e a linguagem que utilizamos, no momento de passar para o papel. Após isso, revise suas anotações e faça adendos, sempre que possível, quando aprender algo novo.

5. Tenha metas e foque em um assunto
Se pudermos elencar o erro mais comum de quem demora no aprendizado é o fator ‘multidisciplinar’. Isto porque quanto mais coisas nós queremos aprender ao mesmo tempo, menos entendemos de cada um. Nosso cérebro é programado para ter foco em no máximo duas atividades, mas recomendamos que você trace uma meta e aprenda cada assunto por vez.

6. Comece do começo
Pode parecer redundante, mas ir para o centro da questão não fará você aprender de forma mais rápida. Pelo contrário: irá criar ainda mais confusão e o processo será moroso. A dedicação deve vir na introdução do conteúdo, pois com ela você poderá entender os conceitos concretos do assunto.

7. Ensine o que aprendeu
A última dica para aprender mais rápido é: mostre aos seus familiares e amigos o que aprendeu. A linguagem oral, assim como a escrita, é o método mais eficaz para fixação de conteúdos na sua mente. Não tenha medo ou vergonha se não dominar o assunto; lembre-se que você procura aprender o assunto de maneira rápida, e não se tornar um expert do dia para a noite.