8 Características indispensáveis para o mercado de trabalho

Quer se destacar no mercado de trabalho? Confira 8 características de profissionais de destaque.

Seja referência no mundo empresarial: conheça 8 virtudes que o mercado busca em um profissional.

Conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho é o objetivo de muitos profissionais. Contudo, alguns hábitos e a desconfiança em torno do próprio potencial minam candidatos que têm a possibilidade de trilhar uma carreira de sucesso. Isto pode ser superado: há características que o mercado considera indispensáveis, e que até mesmo quem ainda não teve boas oportunidades pode se destacar. E 8 dessas características são fundamentais para a Ensino Nacional, plataforma completa com cursos online com certificação, que traz este artigo.

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1. Pró-atividade
Profissionais que buscam realizar as tarefas sem que tarefas precisem ser delegadas a todo o momento, estão entre os principais perfis procurados pelas empresas. Essa característica é fundamental, mas tem que ser dosada: o excesso em querer fazer tudo o tempo todo não é bem visto, e o profissional tem que realizar coisas que efetivamente trarão benefícios para a estrutura organizacional.

2. Curiosidade
Quem busca entender o processo corporativo de forma minuciosa ganha destaque. Isso contribui para que ele possa aprender rapidamente, adaptar-se quando não há ninguém por perto e ser treinado para ocupar cargos mais altos, devido a sua sede de conhecimento. Novamente, muitas perguntas podem mais aborrecer que ser uma característica indispensável.

3. Atender os prazos
O ‘não deu tempo’ é uma palavra que inexiste para o mercado de trabalho. É fato: alguns projetos não têm prazos suficientes, mas um bom profissional sabe gerir o que tem na mão e negociar de maneira contundente – nunca utilizando expressões negativas que possam parecer que ele não se esforçou o suficiente. Prazos são indispensáveis no mundo corporativo.

4. Flexibilidade
As jornadas de trabalho não são mais como antes – e o mercado procura profissionais habilitados que entendam e possam ter horários e dias mais flexíveis. Viagens, horas extras e mudança de rotinas podem ser exigidos sempre que a empresa desenvolver algo novo. E, claro, os mais flexíveis serão os primeiros requisitados.

5. Sempre informado
Quem não gosta de ter uma pessoa que entenda do assunto quando necessitamos de ajuda? No mercado de trabalho isso não é apenas uma coisa boa: é uma característica indispensável. Ter conhecimento e informação sobre a área que atua é um requisito básico. Mas, se bem desenvolvido, pode tornar-se uma virtude dentro da estrutura empresarial.

6. Relacionamento interpessoal
Pessoas que se relacionam – e se comunicam – bem com colegas de trabalhos e superiores (coordenadores, gerentes, diretores), têm mais oportunidades e potencial de crescimento. Essa é uma característica que mais pessoas vêm dando atenção, pois saber se relacionar é ter a possibilidade de, no futuro, gerir os colegas em cargos mais elevados.

7. Motivação
Outro ponto de destaque em quem se relaciona bem com os vários setores organizacionais são os motivadores. Característica considerada rara pelo mercado nos tempos atuais, a motivação é geralmente uma joia a ser lapidada. Além de levar os outros juntos em projetos, faz a empresa crescer – e isso que o mercado procura.

8. Vocação, não trabalho
Olhar o que faz como vocação, não como trabalho: uma característica que surpreende até mesmo quem está nos cargos mais elevados. Isto porque os melhores profissionais – que qualquer segmento de mercado, independente da área, procura – são aqueles que colocam seus objetivos na profissão como metas de vida. Entregam todo o serviço com qualidade, pois aquilo para eles não é um projeto: é uma extensão do seu caráter e personalidade.