8 Dicas para conseguir um bom emprego

O mercado está cada vez mais competitivo e todas as áreas estão exigindo cada vez conhecimento e aptidão de seus futuros profissionais. Por isso, pode ser complicado encontrar uma colocação de sucesso. Pensando nisso, separamos 8 dicas para te ajudar a conseguir um bom emprego e alavancar sua carreira.

bom emprego

1 – Tenha um Currículo que seja lembrado

Você já deve ter ouvido muitas vezes que é necessário manter seu currículo sempre atualizado e que é preciso ter um documento muito bem elaborado. Pois bem, nós apoiamos esta afirmação, mas decidimos destacar um “algo a mais” para o seu currículo. DESTAQUE-SE!

Dependendo da área na qual você atua ou deseja atuar, seu currículo pode ter versões elaboradas de forma diferente. Profissionais de comunicação podem usar imagens, ícones e uma arte despojada em seu currículo. Profissionais de Áudio e TV podem se apresentar com um vídeo, por exemplo. Áreas de exatas ainda pedem um currículo mais formal, mas seria interessante anexar uma carta de apresentação bem escrita ao documento. Existem modelos de currículos na internet, existem ideias que podem servir de inspiração, basta adequar a descrição de quem você é, o que sabe fazer e o que deseja alcançar dentro de um contexto novo em um currículo.

Mesmo com essas inovações, é importante seguir as dicas mais tradicionais:

  • Preste muita atenção na grafia para não entregar seu currículo com erros de português;
  • Destaque seus pontos fortes, fale sobre suas conquistas, descreva dois ou três empregos anteriores e faça tudo isso de forma sucinta, deixe algo para contar em uma possível entrevista;
  • Diga a verdade, não adiantará se candidatar para vagas que não se encaixam no seu perfil, isso é um erro que pode acarretar problemas mais para frente.

2 –Prepare-se para o que está por vir

O período de busca por emprego pode ser tortuoso, por isso, cuide de suas finanças, de você e do seu psicológico. Para isso, tenha suas contas em dia, saiba o quanto ainda tem de recursos, separe um caixa para poder ir para entrevistas (transporte e alimentação), mantenha sua postura firme e otimista, sempre haverão dias mais complicados, mas o importante é manter o foco e saber que você está buscando algo que te dê estabilidade.

3 – Cuide de você

Neste tempo em que estiver buscando um bom emprego, separe períodos de tempos para:

  • Estudar e se manter atualizado com as novidades da sua área;
  • Se preparar para entrevistas. Treine, entenda o que você busca e tenha isso muito claro para falar para seus entrevistadores;
  • Mantenha-se ocupado com coisas úteis, veja amigos, faça networking, conte que está em busca de uma colocação e sempre esteja disponível, assim as oportunidades podem chegar mais facilmente até você.

4 – Invista em sites de emprego confiáveis

Temos à nossa disposição centenas de sites de vagas de emprego, mas nem todos são confiáveis. Faça uma pesquisa, se for possível cadastre-se em algum site pago e mais alguns gratuitos. Isso abrirá seu leque de opções e aumentará suas chances de ser visto e chamado para seleções.

Outra dica com relação a sites está relacionada com segmentação, pois já temos sites voltados para áreas específicas e isso ajuda muito na hora de se candidatar. Sendo assim, quando estiver buscando sites confiáveis, lembre-se de se cadastrar em, pelo menos, um voltado apenas para a sua área.

5 – Preste atenção nas suas atividades nas redes sociais

Com o acesso livre à internet e consequentemente às redes sociais, é possível encontrar recrutadores que pesquisem quem você é em suas redes. Por esse motivo, é importante saber dosar o que posta e compartilha em seus perfis, mesmo vivendo em um mundo livre, o seu perfil mostra um pouco de quem você é e uma empresa sempre buscará um perfil campeão para incorporar em sua equipe.

6- Tenha foco

Mesmo em momentos de insegurança e dúvida, siga o seu plano, faça uma análise sobre qual seria sua colocação ideal, cruze com o que você sabe fazer e defina dentro desse cenário qual é o seu objetivo profissional. Pode parecer limitador, mas está é uma forma eficaz de ir atrás de uma boa colocação e consegui-la, afinal, você terá apenas aquela opção de cargo e nível hierárquico para se preocupar e se preparar.

É claro que um estudante que acabou de se formar não poderá colocar em seu objetivo um cargo de gerência se não houver experiência, mas é importante saber o ramo e atividade e buscar um emprego que vá colocá-lo no caminho certo para alcançar a gerência desejada.

7 – Saiba falar sobre Remuneração

Vivemos um momento delicado, existem empresas que pedem três funções em apenas um profissional, por exemplo, mas também existem profissionais supervalorizando seu valor. Dentro deste impasse, é preciso que você saiba em quais condições pode negociar a remuneração que almeja. Isso porque, por vezes, o salário pode estar abaixo do esperado, mas a empresa pode oferecer benefícios, ou ainda, o salário pode estar menor, mas a empresa oferece um plano de carreira e é próxima à sua casa. Resumindo, negocie pesando todos os prós e contras.

Para chegar até um valor “x” que desejará apresentar aos seus entrevistadores, pense em tudo o que você já estudou, tempo de experiência, média de salários no mercado, faça uma junção destas informações e terá uma base do que seria um bom salário para você.

8 – Candidate-se

Muitas pessoas buscam empregos deixando seu currículo disponível, mas sem enviar para empresas, isso está errado. O trabalho é mutuo, as empresas estão buscando, mas você deve estar do outro lado se apresentando e mostrando seus interesses profissionais. Só assim as oportunidades vão aparecer de forma eficiente.

Estas 8 dicas ajudarão para que você siga determinado na busca por um bom emprego, mas achamos que cabe uma última colocação, uma dica extra, digamos assim… Mantenha-se otimista, se mostre proativo, curioso e interessado, as empresas podem evoluir e mudar, mas recrutadores sempre buscarão por profissionais motivados e dispostos, que façam a empresa evoluir com a sua carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *