Como administrar conflitos

Em qualquer empresa, o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso. Para isso é preciso construir um ambiente favorável para que o trabalho e os relacionamentos interpessoais fluam de maneira harmoniosa. É normal que ocorram conflitos nos ambientes de trabalho. A capacidade de lidar com conflitos é uma habilidade que todo profissional deve ter.

Em primeiro lugar é importante entender que os conflitos podem ser entre funcionários, entre gerentes e gestores, etc. Nas empresas é possível encontrar todos os tipos de pessoas, com as mais diferentes crenças, valores pessoais, opiniões, entre outros, e isso pode levar a conflitos.

Em um trabalho de equipe as pessoas cooperam entre si para chegar a um objetivo em comum. É normal haver conflitos em torno de questões, não de pessoas. Desta maneira, podem ser úteis e ajudar a impulsionar ideias novas e chegar a melhores resultados. Um bom ambiente de trabalho é cooperativo, não competitivo. Os conflitos são importantes para o crescimento de qualquer sistema, inclusive o empresarial.

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A administração de conflitos pode ignorar ou transformar os conflitos em elementos para o crescimento empresarial. Buscar a solução de conflitos pode levar a mudanças na organização. As empresas devem buscar solucionar os conflitos antes que se tornem mais complexos. 

Estratégias

Conheça algumas estratégias para lidar com conflitos:

  1. Dialogar. O diálogo possibilita novas formas de gerenciamento em toda a empresa. A falta de diálogo pode contribuir com o surgimento de conflitos.
  2. Identificar o conflito. Nem sempre um conflito está visível, por isso é importante observar mudanças de comportamento, de atitudes, e clima no ambiente de trabalho.
  3. Monitorar o ambiente. O monitoramento facilita lidar com o conflito de maneira eficiente.
  4. Investigar a situação. O administrador deve viabilizar um tempo para verificar a situação, os envolvidos, os efeitos reais e potenciais, etc.
  5. Planejar a abordagem. Os gerentes podem incentivar as partes a examinar seus interesses por trás de suas posições e criar um clima agradável.
  6. Administrar o problema. É necessário administrar o conflito. Deve-se incentivar os envolvidos a encontrar o motivo do conflito e solucioná-lo.
  7. Permita que todos opinem. É uma maneira de estabelecer boas relações no trabalho e uma comunicação adequada.
  8. Descobrir o caminho a seguir. Caso não se consiga chegar a um acordo aceitável para as partes envolvidas, o administrador deve tomar medidas para que o conflito continue.

Um bom administrador, irá tratar as pessoas de maneira inteligente, com o objetivo de evitar desgastes nos relacionamentos.

Veja neste vídeo algumas dicas para uma boa Gestão de Conflitos:

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