Como se manter motivado nos estudos?

Conheça métodos de motivação que te ajudarão a estudar mais e melhor.

Sente-se desmotivado? Então confira nossas dicas e tenha mais motivação.

Motivação. Uma característica que é fundamental em quase todos os processos da vida e que começa no momento que precisamos levantar da cama para realizar nossa rotina. Para muitas pessoas, estar motivado é um processo complicado, principalmente quando o sucesso não vem da maneira idealizada. Nos estudos esse cenário é ainda mais acentuado: conseguir manter o foco e buscar realizar os objetivos parece um caminho árduo e tortuoso. Mas, há maneiras de se manter motivado quando é preciso estudar. E é disto que este artigo da Ensino Nacional, plataforma referência em cursos online com certificados, traz para você se motivar ainda mais nos estudos.

como-se-manter-motivado-nos-estudos-20171215115246.jpg

Estabeleça metas e recompensas para cada etapa
O próprio estudo já é fonte de motivação. Mas, se ainda assim você encontrar dificuldades para focar no que precisa ser aprendido, utilize uma técnica psicológica que dá muito resultado: primeiro, estabeleça uma meta. Por exemplo: ‘preciso ler 30 páginas hoje’. Com a meta estabelecida, dê-se uma recompensa por cada etapa que concluir. Se você leu as 30 páginas, então saia fazer um lanche ou busque algum tipo de entretenimento, como videogames, filmes ou televisão. Se você premiar suas conquistas, sempre terá motivação para ir a frente. Mas, lembre-se: é preciso de disciplina para caso não atinja a meta, não usufruir do prêmio.

Estude junto com outras pessoas
Se ficar motivado se torna uma tarefa difícil quando está sozinho, que tal buscar a ajuda de pessoas que queiram compartilhar o mesmo conhecimento com você? Isso ajuda muito na motivação, pois não podemos nos dar ao luxo de atrapalhar o outro ou ainda ficar para trás no conhecimento. É uma espécie de competição de conteúdos, totalmente saudável e que ajuda mais do que ficar aborrecido consigo mesmo, quando não consegue ir para frente nos estudos.

Alimentação, exercícios, pausas: corpo saudável é mente motivada
O nosso humor varia muito e, em algumas situações, são por descuidados físicos. Má alimentação, postura incorreta, falta de exercícios físicos, longas jornadas de estudo sem parar, rotinas quebradas e uma série de fatores dão um grande golpe no nosso psicológico e deixam nossa ‘barra de motivação’ próxima a 0%. Por isso, não tenha medo de perder uma hora para cada refeição, de praticar um exercício ou esporte e pausar sempre que possível: isso traz saúde ao corpo e motivação para a mente.

Reconheça o seu avanço
Outra técnica bem pertinente para te manter motivado: selecione determinado assunto que você começou a estudar agora e anote o que sabe sobre ele. Dois dias depois, sem consultar o que está escrito, anote novamente e repita o processo pela terceira vez, três dias depois. Em cinco dias, compare todas as anotações. Perceba: cada dia seu cérebro fixa mais o aprendizado e, inconscientemente, você terá mais conteúdo no 6º dia em relação ao primeiro. Isto permite que você reconheça que está avançando e te dará motivação extra para aprender ainda mais.

Pensar mais positivo. Ignorar o negativo
O que desmotiva muitas pessoas é a insegurança de que nada foi aprendido, que há muito a estudar e – no pior dos casos – quando há alguém falando que aquilo não te ajudará no futuro. Há um ramo do conhecimento comportamental denominado programação neurolinguística (pesquise, te ajudará), que diz, basicamente, que você pode ‘programar’ seu cérebro para coisas boas e neutralizar as coisas ruins, com repetições e treinos. Pensando positivo e não dando ouvidos à negatividade, sua motivação irá nas alturas.

Talvez você também se interesse por: