Página Inicial / Educação e Inclusão Social / Curso de Alfabetização e Letramento

Curso de Alfabetização e Letramento

Curso de Alfabetização e Letramento

As diferenças e similaridades dos conceitos de alfabetização e letramento ainda causam algumas divergências de opiniões em alguns estudiosos da educação infantil. Contudo, existe um consenso entre a maioria dos pesquisadores de que estes dois processos possuem conceitos distintos.

A alfabetização diz respeito a aquisição do sistema convencional da escrita, já o letramento ultrapassa o limete leitura - escrita e se aproxima mais das práticas sociais.

Entender um pouco mais sobre alfabetização e letramento é um dever de todo educador das séries iniciais, sobretudo pela necessidade da educação no Brasil, em que se observa um grande numero de analfabetos funcionais sem qualquer preparo para a vida social.

O curso objetiva: Entender os significados de alfabetização e letramento na visão dos principais autores; Discutir a relação entre alfabetização e letramento, são independentes? Identificar diferentes formas de alfabetização com letramento; Refletir sobre a importância desses dois processos na formação da criança.





Matricule-se : Ensino Nacional

Depoimentos de Alunos

  1. Silvana Cordeiro Fagundes

    APESAR DAS DIFICULDADES QUE TIVE COM O TEMPO PARA REALIZAR O TRABALHO FINAL VALEU MUITO A PENA,POIS COM AS HORAS VAGAS PUDE LER LIVROS E TIRAR MINHAS DUVIDAS E APROVEITAR PARA RASCUNHAR MEU TRABALHO.PARABÉNS PARA EQUIPE ………….

  2. Ana Carla A. Baptista Delfini

    Gostei muito, pois tive a oportunidade de relembrar livros que li na faculdade e tive acesso amateriais que ainda não conhecia.
    Com certeza esse curso vai me ajudar na minha prática de professora.
    Vou indicá-los a minhas colegas.

  3. mariana viana santos

    O curso Alfabetização e Letramento me proporcionou um aprofundamento na questão da Alfabetização,iniciei minha jornada na sala de aula e pude notar o quanto esta sendo dificil alfabetizar as crianças, na maioria das vezes falta apoio por parte da familia recaindo tudo sobre o docente, assim temos que nos especializar e estarmos sempre antenados quanto a qualquer assunto que nos proporcione melhor entendimento sobre Alfabetização e letramento