Estresse x Saúde

Você sabia que o estresse pode afetar sua saúde?

O estresse não é ruim, ele é uma resposta importante do nosso organismo para a manutenção da vida. O problema é quando o estresse ultrapassa o limite do saudável e se torna prejudicial para a saúde.

O estresse prepara o corpo para lutar ou fugir, diante do perigo. Hoje, existem diversas situações que disparam o estresse. Elas podem ser externas (ex: dor, frio, etc.) ou internas (ex: condições físicas e psicológicas), agudas (ex: medo de viajar de avião) ou crônicas (ex: pressão no trabalho, insegurança, entre outros).

ensino-nacional-blog-estresse-shutterstock_574672885

Em situações de perigo ou no desempenho de atividades, o estresse pode ajudar a proporcionar um aumento da memória, capacidade física, raciocínio, etc. Mas, a partir do momento em que ele se torna persistente, pode ser prejudicial.

O estresse persistente pode estar associado ao início de depressão ou ansiedade. Quando o hormônio do estresse (cortisol e adrenalina) é liberado repetidamente, ele causa a diminuição da liberação de serotonina, substância responsável pela sensação de bem estar.

Fisicamente,o estresse pode ainda: aumentar a pressão arterial, causar maior risco de derrame, causar insônia, desordens alimentares, diminuir a concentração, reduzir a memória, entre outros.

!

Atenção! Se você identificar sintomas cardíacos, dor, depressão ou ansiedade, como decorrentes do estresse, é muito importante que consulte um médico ou psicólogo.

Lembre-se que nenhum método para acabar ou diminuir o estresse é infalível. Você pode ir tentando diversas opções até achar aquela que mais se adaptam a seu estilo de vida e a sua personalidade.

Aliviar o estresse

Dicas para mandar aliviar o estresse:

  • Cuide de sua dieta: uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, cereais integrais, é essencial para reduzir o estresse. Inclua em sua alimentação também mais peixe e castanhas. Evite o consumo excessivo de cafeína, álcool, alimentos industrializados e carboidratos refinados (ex: farinha branca).
  • Exercite-se: o exercício físico ajuda a pessoa a se distrair dos eventos estressantes. Procure atividades que proporcionem prazer. Pode ser uma caminhada, yoga, natação. O importante é começar devagar e ir aumentando a intensidade e frequência aos poucos.
  • Relaxamento: técnicas específicas de relaxamento (ex: exercícios de respiração) ajudam a relaxar a musculatura. Meditação e massagem são outras ótimas opções.
  • Diminuir o ritmo: adote um ritmo mais suave. Ao invés de passar a vida correndo, aprenda a realizar suas tarefas mais devagar. Por exemplo, saborear a comida, aos poucos, em vez de engolir tudo correndo. Esse é um ponto importante para diminuir o estresse.

ensino-nacional-blog-estresse-shutterstock_556858585

Você pode ainda: escutar música, sair de férias, ter mais tempo para o lazer, brincar com seu animal de estimação. Tudo isso são ações que ajudam a reduzir os níveis de estresse.

Cuide-se e mantenha seus níveis de estresse sob controle. Sua saúde agradece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *