Hábitos que você deve abandonar agora mesmo para estudar melhor

Os 5 grandes vilões na hora de estudar. Confira!

Quer estudar de maneira efetiva? Então você precisa abandonar esses 5 hábitos.

Estudar não é tarefa fácil. E fica pior quando temos hábitos nada produtivos, que nos fazem perder muito tempo e não aprender de maneira efetiva. Alguns processos que nos impedem de avançar nos estudos são quase que inconscientes e, por isso, é preciso estar atento para não fugir da proposta que é adquirir o conhecimento de forma rápida e efetiva, abrindo espaço para outras atividades – como a diversão. Com a experiência de alunos capacitados através da plataforma da Ensino Nacional, que disponibiliza cursos online com certificados, trazemos os 5 hábitos que você deve abandonar agora mesmo para estudar melhor.

x-habitos-que-voce-deve-abandonar-agora-mesmo-para-estudar-melhor-20171215115246.jpg

1. ‘Uma rápida olhadinha nas minhas redes sociais’
Eis o grande vilão de um estudo produtivo na era moderna: as redes sociais. E aqui não falamos apenas do Facebook, Instagram ou WhatsApp – toda e qualquer forma de distração na internet é um hábito que mina os estudos. Isto porque perdemos muito tempo para conferir coisas triviais e, no momento de retomar as leituras, precisamos voltar algumas páginas para lembrarmos o que ficou pela metade. Não cometa esse erro: redes sociais e internet são hábitos terríveis nos estudos.

2. ‘Vou estudar isso, mais isso e isso aqui também’
Seja bondoso consigo mesmo e estude uma coisa de cada vez. Esse é um dos principais hábitos que empobrecem a fixação de conhecimento, pois nosso cérebro não consegue processar tanta coisa ao mesmo tempo. Isso sem contar que você pode confundir as coisas e, no momento que precisar utilizar do que aprendeu, trocará o x pelo y. Não tem desculpas: o método efetivo de aprendizado é segmentar e ter prioridades. Do contrário, esse hábito continuará te trazendo inúmeros prejuízos.

3. ‘Tenho toda a madrugada pela frente’
O material está na mesa, à garrafa térmica está cheia de café e o ponteiro do relógio aponta: meia-noite em ponto. Para muitos isso pode parecer uma tática eficiente de estudos, mas o cansaço e rotina fora do horário biológico te farão perder mais tempo que aprender coisas novas. Não há problemas em estudar nos períodos que você se sente confortável – como a madrugada – desde que você durma corretamente (8 horas diárias é o recomendado) e não se esforce durante mais de 12 horas. Estabeleça um horário padrão e nunca passe mais tempo que o necessário em cima dos livros.

4. ‘Começarei pelo mais fácil e deixo o difícil por último’
Outro hábito errôneo que os estudantes tendem a praticar. Quanto mais você delegar para a última hora o que não sabe ou considera mais difícil, menos chances têm de aprender. Some cansaço, outros conteúdos aprendidos e pouco tempo para concluir os estudos, e tente aplicar no que você considera a pior parte. Certamente aprenderá muito menos. A tática é intercalar os estudos: organize em níveis – o fácil, intermediário e difícil – e vá fazendo um por um. Além de ser mais efetivo, será mais prazeroso.

5. ‘Que coisa chata, não vejo a hora de terminar’
O último, mas não o menos importante, hábito que você precisa abandonar é a velha pressa aliada a falta de concentração e motivação. Como dito na abertura do texto, estudar não é tarefa fácil, mas fica ainda mais difícil se você se torturar por ter que aprender algo que não goste ou não entenda. Não pule etapas e tenha a cabeça totalmente ligada ao conteúdo, evitando que a sua leitura seja apenas panorâmica. Quanto menos pensar na função de estudar e mais no que o estudo traz, melhor será seu desempenho.