Introdução as Impressoras 3D

Introdução as Impressoras 3D

As impressoras 3D são a nova sensação do mercado. Sua inovadora tecnologia vem gerando um impacto positivo em vários segmentos da economia, desde áreas como a construção civil, setor automotivo e saúde (na criação de próteses humanas, por exemplo) até a indústria de brinquedos infantis. Doces e chocolates podem ser confeccionados no formato de uma bicicleta ou de um pirâmide! E até peças de casas já podem ser “impressas”!

Enfim, são equipamentos que criam, camada por camada, os mais variados tipos de objetos tridimensionais, comandados por softwares desenvolvidos especialmente para fins de modelagem, como o AutoCAD 3D. Devido a sua versatilidade e precisão, o mercado vem adotando gradativamente a impressão 3D.

Isso explica a importância de se estudar o funcionamento e as aplicações ligadas a essas máquinas revolucionárias, que abrem um novo e imenso leque de possibilidades (e oportunidades!) para quem deseja trabalhar criando produtos em três dimensões.

No Curso Building 3d printer online à distância (EAD) oferecido pela Ensino Nacional o aluno descobrirá um universo de possibilidades envolvendo a aplicação desses equipamentos, com aulas interativas e amplo conteúdo (textos e vídeos) disponibilizados no site; uma plataforma segura e descomplicada de acesso rápido a informações e a professores especializados.

E não é apenas dentro das empresas que essa procura vem crescendo. Com sua gradual e relativa popularização, a impressão 3D também vem atraindo a atenção dos adeptos de inovações tecnológicas, visando a customização de objetos “em casa”, com complexidade menor do que a exigida pela indústria.

O passado das impressoras 3D:

Pouca gente sabe, mas essa tecnologia não é exatamente “nova”. O primeiro equipamento foi desenvolvido em 1984 pelo norte-americano Chuck Hull, a partir da estereolitografia. Na época, a fabricação de partes plásticas chegava a levar até dois meses! Os primeiros objetos fabricados foram lâmpadas usadas na secagem de materiais resinados.
Era comum que os itens ainda tivessem que ser corrigidos inúmeras vezes em razão de falhas de manufatura e manipulação. Porém, usando os materiais dentro de seu ambiente “controlado”, as impressoras 3D tornaram o processo mais ágil, seguro, flexível e, mais importante, assertivo, com um percentual de falha quase nulo na modelagem.

(Imagem de uma parte do curso interativo)

parte do curso introdução a impressora 3d

Ensino Nacional possui diversos cursos na área de Informática

O que você acha de: