O que não fazer na hora da entrevista de emprego

Entrevista de emprego é algo que sempre nos deixa apreensivos, não é verdade? Por mais que estejamos preparados e que tenhamos o perfil e o currículo adequado para a vaga, na hora “H” sempre dá um frio na barriga e certo nervosismo.

Se você foi chamado para uma entrevista presencial é porque o seu currículo foi aprovado na primeira fase do processo seletivo – mas existem várias possibilidades para você não ter passado na segunda fase.

Para te ajudar a identificar onde você pode ter falhado nessa etapa, elaboramos este artigo com algumas dicas do que não se deve fazer na hora de uma entrevista de emprego.

entrevista

1- Chegar atrasado

Esse é o primeiro fator e um dos principais para ser eliminado em um processo seletivo. Se você se atrasa para uma entrevista de emprego, você já está passando uma péssima primeira impressão. É muito importante você sair de casa com um bom tempo de antecedência para evitar atrasos. Melhor chegar mais cedo e esperar do que chegar em cima da hora ou atrasado.

As primeiras características que o recrutador avalia são o profissionalismo e a seriedade. Um candidato que chega atrasado demonstra que não está levando a sério o seu compromisso e nem que está sendo profissional. Portanto, esse é um fator que pode te eliminar do processo.

2 – Vestimenta inadequada

Outro ponto que os recrutadores observam muito são as roupas que os candidatos usam em uma entrevista de emprego. Parece óbvio, mas muita gente ainda peca por isso.

Não necessariamente o entrevistador elimina um candidato por não estar usando roupas adequadas, mas isso é um critério de “desempate” caso haja outro candidato com as mesmas qualificações que você, porém, bem vestido.

Estar bem vestido não se resume em usar terno e gravata ou salto alto, mas sim uma roupa social, sem decotes e com comprimento abaixo do joelho.

3- Falar mal da empresa ou do chefe anterior

É comum o recrutador pedir para os candidatos falarem um pouco sobre suas experiências anteriores. Jamais fale mal do seu emprego anterior ou do seu ex-chefe. Além de ser antiético você demonstra certa imaturidade ao entrevistador.

Seja claro e objetivo ao falar dos seus empregos passados e não entre em questões pessoais.

4- Mentir sobre experiências

Muitos candidatos possuem o péssimo hábito de inventar experiências ou qualificações que na verdade não têm. No currículo pode até passar, mas na hora do processo seletivo pode ser exigida uma entrevista em inglês, por exemplo. Se constar no CV que o candidato tem inglês fluente e na hora da entrevista o recrutador vê que seu nível de inglês não condiz com o que está escrito, é eliminação na certa.

5- Falar em excesso e usar gírias

Muito cuidado com a linguagem que você usará durante a entrevista. Seja natural, porém, profissional e passe seriedade em suas falas. Não use gírias em hipótese alguma e evite falar o que não foi perguntado.

Gostou desse tema? Na Ensino Nacional você tem acesso a vários cursos online com certificados, que te ajudarão em sua carreira profissional.

Acesse nosso site e saiba mais!

Talvez você também se interesse por: