Qual a validade dos cursos livres no mercado de trabalho?

Caracterizado na modalidade de ensino não-formal e com duração variável, os cursos livres estão sendo usados cada vez mais, como uma alternativa para quem deseja se especializar ou começar a aprender sobre uma determinada área de atuação. Estes, que servem tanto para pessoas graduadas, como para as que ainda não possuem uma graduação, tem agradado muito por conta da praticidade e rapidez para alavancar a carreira profissional, em uma realidade de qualificação tão competitiva no mercado de trabalho.

Por serem caracterizados como não-formais, esses tipos de curso não são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) porém, mesmo assim, podem ser executados livremente pelas instituições de ensino, uma vez que servem para ensinar sobre um ofício ou qualificação específica. Podemos considerar os cursos de fotografia, costura, pintura, empreendedorismo, de idiomas, de tecnologia, por exemplo, entre outros, como livres.

qual-a-validade-dos-cursos-livres-no-mercado-de-trabalho-20180410114103.jpg

Aplicabilidade no mercado de trabalho

Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) nº 9.394, de 20 Dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes da educação brasileira, os cursos livres enquadram-se na categoria de educação profissional de nível básico e não possuem uma regulamentação específica. Apesar disso, todos os certificados de conclusão emitidos por meio das instituições que praticam esse tipo de curso são válidos em todo o Brasil, podendo ser utilizados como formação complementar no currículo e até mesmo para cumprir exigências de formação específica em concursos públicos.

Apesar de serem reconhecidos em território nacional é importante ressaltar que os certificados dos cursos livres não possuem o mesmo valor de cursos técnicos, graduação e pós-graduação, mas servem como um complemento no currículo de maneira efetiva para os requisitos e concorrência cada vez mais acirrados no mercado de trabalho atual.

Demanda crescente

Mesmo que estes cursos não estejam reconhecidos pelo MEC, é direito de qualquer cidadão utilizar dessas ferramentas para obter maior conhecimento e conseguir alavancar a carreira e a renda. Atualmente essa é uma das realidades mais procuradas por grande parte da população que se vê pressionada pelo mercado a se especializar, ou até mesmo, mudar de área. O fato que mais chama a atenção para essa modalidade é a sua flexibilidade, uma vez que não é necessário possuir uma formação anterior, o pequeno espaço de tempo para realizá-la e o preço favorável para quem necessita de um certificado a curto prazo.

A busca dos recrutadores de diversos ramos por profissionais capacitados está cada dia mais severa, por conta de uma constante atualização nos métodos e modelos de trabalho. A tecnologia é uma das grandes responsáveis por essa necessidade de atualização constante dos funcionários e futuros funcionários. Levando isso em consideração, a procura esses cursos nas áreas tecnológicas vem crescendo de maneira muito rápida, a fim de acompanhar as novas demandas das empresas.

Faça seus cursos na Ensino Nacional Cursos Online. Aqui, você conta com cursos com certificado e pode fazê-los diretamente de sua casa.