Saiba qual a diferença entre diploma e certificado

Sempre que terminamos um curso, palestra ou outra atividade específica, é comum recebermos um documento. Este, por sua vez, serve para comprovar tanto a participação em algum evento como a conclusão de uma formação superior, mostrando que o estudante está apto a exercer determinada função.

Contudo, engana-se quem pensa que os dois documentos (de participação e formação) são a mesma coisa. Cada um deles possui particularidades e finalidades específicas. Entender como eles funcionam pode interferir na sua carreira e é fundamental para quem precisa escolher onde realizar o curso desejado.

Por isso, hoje vamos mostrar a diferença entre diploma e certificado, além de esclarecer qual a função de cada um. Confira a seguir.

saiba-qual-a-diferenca-entre-diploma-e-certificado-20180326171040.jpg

O certificado

A principal função do certificado é comprovar a participação de uma pessoa em algum evento, palestra, congresso ou outros tipos de encontros. O documento possui menor importância do que o diploma, já que pode não ter a mesma validade e sua emissão é registrada na própria instituição que realizou o evento. Desse modo, a regulação de um certificado por um órgão específico não é necessária.

Dentro de uma graduação, o certificado pode servir também para comprovar a participação do aluno em alguma atividade complementar obrigatória. Além disso, serve como documento provisório ao terminar um curso no ensino superior, sendo que o formando recebe um certificado de conclusão de curso até que seu diploma esteja pronto.

O diploma

Já o diploma se caracteriza como um documento que possui um caráter mais formal e um grau de importância maior, pois sua emissão parte de instituições responsáveis e reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação).

Quem recebe esse documento está apto e habilitado a exercer determinada profissão. Além do mais, o diploma dá a um graduado a possibilidade de continuar os estudos e conquistar os títulos de mestre ou doutor.

Os cursos que mais agraciam um estudante com esse documento são os de graduação, seja licenciatura, bacharelado ou técnico, e pós-graduação, seja stricto senso (mestrado ou doutorado) ou lato sensu (especializações). Mas somente os cursos reconhecidos por lei são capazes de contemplar alguém com esse documento que, aliás, é válido em todo o território nacional.

Outras modalidades também podem oferecer um diploma ao final do curso, entretanto, esse documento precisa ser validado em uma universidade indicada e regulamentada por um órgão responsável, como, por exemplo, o Conselho Nacional de Educação (CNE).

A diferença entre diploma e certificado

Deu para perceber que esses dois documentos são muito importantes e que cada um possui o seu devido valor. Todavia, podemos dizer que, enquanto o diploma habilita uma pessoa para exercer uma função específica, o certificado apenas comprova sua participação em determinado evento. Ambos podem possuir um valor curricular, mas apenas o diploma comprova a aptidão profissional do indivíduo.

No entanto, o certificado indica que uma pessoa está sempre em busca de melhorar e aprimorar o seu currículo. Como nenhuma profissão é estática, a realização de cursos é um ótimo caminho para manter-se sempre atualizado e antenado às novas tecnologias e tendências.