Sinais de quando uma pessoa esta mentindo

Você sabia que com observação e atenção é possível saber quando uma pessoa está contando uma mentira? Pois é. Isso acontece porque todos nós possuímos uma linguagem corporal, que acaba entregando o que realmente sentimos sem que possamos fazer muito a respeito.

mentira

Você já ouviu falar em linguagem corporal?

Ela nada mais é do que uma comunicação não verbal, ou seja, que ocorre mesmo que não digamos nada. Ela envolve os gestos que fazemos, a postura que apresentamos, a expressão facial, o olhar e o movimento dos olhos, a própria voz e até a proximidade que ficamos com quem estamos nos comunicando.

O mais interessante é que se trata de algo comprovado pela ciência. Há anos, estudiosos se dedicam para o estudo da linguagem corporal e o que cada um de nossos movimentos pode significar.

A psicologia, a neurociência, a cinesiologia, a oratória e a paralinguagem são alguns dos ramos da ciência que buscam desvendar os segredos da linguagem corporal humana.

Os primeiros estudos sérios voltados para esta área da ciência foram realizados por Charles Darwin, um dos cientistas mais importantes de toda a história da humanidade. Ele publicou suas descobertas e análises no livro intitulado “A expressão das emoções em homens e animais”.

A importância da linguagem corporal

A linguagem corporal surgiu antes da escrita e da fala, a partir do desenvolvimento do cérebro humano. Somente com o passar do tempo fomos capazes de desenvolver outras formas de comunicação, mas sem jamais deixar de lado as expressões corporais que entregam o que sentimos e desejamos mesmo que estejamos falando o contrário.

Albert Mehrabian, o cientista que é considerado o pioneiro do estudo da linguagem corporal, chegou a conclusão de que toda vez que nos comunicamos, utilizamos 7% da linguagem verbal (significado), 38% verbal (tom de voz), que incluem sons que vão além das palavras, pausas e o ritmo e 55% da comunicação não verbal.

Podemos dizer, portanto, que a maior parte da comunicação que fazemos todos os dias é feita por meio de nossos gestos, feições e olhares.

Isto é, os gestos e nossas expressões são capazes de comunicar ainda mais do que as próprias palavras, e revelam o que realmente pensamos. Acontece que nem sempre esta comunicação não verbal acontece de forma consciente.

Isso não é muito difícil de comprovar. Basta observar, a distância, um grupo de amigos conversando animadamente em uma festa. Eles sorriem, se tocam, gesticulam e trocam olhares a fim de incrementar o que estão falando.

Ou ainda na observação da comunicação entre uma mãe e seu filho. Mesmo que ele seja ainda muito pequeno e não compreenda a fala de uma forma completa, será capaz de saber quando sua mãe está sendo carinhosa com ele ou não.

Por isso, somos capazes de observar e compreender a linguagem corporal muito antes de aprendermos a falar, ler e escrever. Muitas vezes, sabemos que uma pessoa está contando uma piada ou uma história somente a partir de sua linguagem não verbal, não é mesmo?

O problema é que, com o passar do tempo e com o cotidiano tão lotado de informações vindas de todos os lados, passamos a nos esquecer da importância que a linguagem corporal pode representar.

Aprender a observar e reconhecer a linguagem corporal pode ser um excelente exercício para compreender melhor o que as pessoas ao redor estão tentando lhe comunicar, mesmo que verbalmente estejam dizendo outra coisa.

Por isso, é possível, com quase certeza total, avaliar quando uma pessoa está mentindo para você. Quer saber como? Acompanhe a seguir:

Como descobrir que alguém está mentindo, somente ao avaliar sua linguagem corporal?

Antes de partirmos diretamente para as dicas, que podem ajudar você a avaliar quando alguém está mentindo ou falando a verdade, é preciso salientar que os gestos, posturas e olhares podem mudar de uma cultura para outra.

Na Índia, por exemplo, movimentar a cabeça pode significar uma coisa completamente diferente daqui, assim como alguns gestos em outros lugares do mundo podem ter outros sentidos.

Até em grupos que fazem parte da mesma cultura, é comum encontrarmos gestuais e linguagens não verbais que se diferem das demais, como, por exemplo, entre atletas, mergulhadores e ou militares.

Então, antes de sair avaliando qualquer pessoa, é preciso conhecer qual é sua cultura e quais são as suas formas de se comunicar não verbalmente. Por este motivo, é mais fácil identificar a mentira em uma pessoa que já conhecemos do que em um completo estranho.

Mas, de forma geral, os pontos que separamos aqui podem ser aplicados em pessoas que vivem no Brasil e tem as mais diversas idades.

Sinais que podem mostrar que a pessoa está mentindo:

1. Acenar com a cabeça
Observe a cabeça da pessoa enquanto ela fala. Se ela diz que sim, mas a cabeça indica que não, pode ser que ela esteja mentindo. O mesmo pode acontecer se a situação for ao contrário.

2. Coçar o nariz
Pessoas costumam tentar esconder o rosto quando mentem, por isso, muitas costumam coçar o nariz ou os olhos enquanto estão contando uma mentira.

3. Movimentar os olhos para os lados ou para a cima
As pessoas que mentem têm mais dificuldade de fixar o olhar, já que sabem que não estão sendo sinceras. Então observe com cuidado o movimento dos olhos da pessoa que está contando algo. Se ela movimento muito os olhos, para cima e para os lados enquanto conta a história, pode ser que ela esteja mentindo.

4. Pedir para que a pergunta seja repetida
Sabe aquelas pessoas que sempre pedem para repetir a pergunta? Pode ser que estejam tentando ganhar tempo para inventar uma mentira. Verifique se a pessoa realmente respondeu o que foi questionado ou falou outra coisa completamente diferente.

5. Levar objetos à boca
Conforme já dissemos, as pessoas que mentem tentam de alguma forma esconder o rosto. Isso pode acontecer levando objetos até a boca também.

6. Escondendo os olhos ou a boca
Mais uma vez, uma tentativa de esconder o rosto para não mostrar que estão mentindo. As pessoas que mentem e não estão confortáveis com isso, podem esconder a boca ou os olhos com as mãos enquanto falam.

7. Movimentos presos
De forma geral, gesticulamos e nos mexemos quando falamos. Observe se a pessoa está muito travada ou se movimentando de forma mecânica. Isso pode ser um indício de mentira.

Há ainda outros sinais comuns. Muitas vezes, o mentiroso gagueja, tem dificuldade em formar frases, fica trêmulo, enruga a testa ou apresenta diferentes tons na voz.

O mais importante é avaliar todo o contexto e tentar compreender melhor o que está acontecendo. Com estas dicas, será mais fácil perceber quando alguém está mentindo para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *