Técnicas para melhorar a concentração nos estudos

Você é daqueles que toda vez que vai estudar perde grande parte do tempo apenas para conseguir um pouco de concentração? Ou até mesmo acaba se irritando e desistindo por não conseguir se concentrar? Pois fique sabendo que esse é um problema enfrentado diariamente por milhares e milhares de estudantes, que sofrem tanto para estudar em casa quanto em qualquer outro lugar.

Mas não se deixe abalar, a concentração precisa de treino e persistência. Para isso, fizemos esse texto com algumas técnicas para melhorar a concentração nos estudos. Tem interesse nesse tema? Então, confira a seguir.

x-tecnicas-para-melhorar-a-concentracao-nos-estudos-20171215115246.jpg

1 – Ler apenas não é o suficiente, escreva também!
Se você é daqueles que acha que apenas ler já está de bom tamanho quanto está estudando, saiba que você está redondamente enganado. Segundo o autor de inúmeros livros da área e também professor, Pierluigi Piazzi, escrever enquanto estuda é tão importante quanto o ato da leitura em si, pois é durante a escrita que a concentração é mantida e que o conteúdo pode ser fixado pelo aluno.

2- Sua mão também tem um dom incrível, o de escrever. Aproveite-o!
É normal que nos dias atuais estejamos tão acostumados com computadores e outros dispositivos digitais que, quando precisamos escrever alguma coisa, nem cogitamos mais a possibilidade de fazê-lo à mão, o que é um grande erro. De acordo com pesquisas na área, quem faz anotações à mão durante os estudos, aprende mais e melhor do que aquele que digita.

3 – Saiba escolher o que vale a pena ser colocado no papel
Escrever o conteúdo é um ótimo exercício para melhorar a concentração e a fixação do conteúdo que está sendo estudado, no entanto, de nada adianta escrever toda a matéria no caderno sem fazer um filtro do por que aquilo tudo está ali. Para otimizar esse processo, faça fichamentos, resumos, pense que você está preparando uma cola para uma prova, portanto, precisa abordar todos os pontos principais, mas de forma concisa.

4 – Revise, revise e revise quantas vezes forem necessárias
Quando você estuda em casa o mesmo conteúdo que foi visto em sala naquele dia, além de ajudar no processo de memorização e fixação daquela matéria, você também está fazendo com que a matéria não se acumule para ser estudado depois, o que é um grande vilão para quem tem problemas de concentração para estudar.

5 – As aulas são grandes aliadas nesse processo, não as desperdice
Muitos estudantes acabam caindo no erro de que em casa terão mais concentração, portanto, não precisam prestar atenção nas aulas da escola, e isso não poderia estar mais errado. Além de ser o momento certo para tirar dúvidas com o seu professor, prestar atenção nas aulas faz com que seu cérebro fixe melhor o que está sendo passado, bem como se recorde disso com mais facilidade quando for preciso.

6 – Não deixe que os aparelhos eletrônicos te sabotem
Nada de celulares por perto te alertando à cada notificação de rede social. Isso fará com que sua concentração seja dispersa, levando mais tempo para que você a restabeleça e consiga recuperar o fluxo de estudo normal. Esteja atento.