Tudo o que você precisa saber sobre o curso de expressão corporal

Grande parte da nossa comunicação é não-verbal. Nosso corpo é capaz de dizer muita coisa mesmo sem falar uma única palavra. Por conta disso, saber entender e se comunicar desta maneira é uma habilidade fundamental.

A leitura da expressão corporal é uma das melhores formas de obter uma informação sincera, visto que muitas vezes, essa comunicação é completamente involuntária. Para isso, é necessário conhecer sobre as diversas posturas e seus significados, além de entender a sua composição em relação aos demais elementos importantes como os olhos e a boca.

Então, vamos ver tudo sobre o curso de expressão corporal.

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-curso-de-expressao-corporal-20180215145638.jpg

O que o curso ensina?

Os olhos são a janela da alma. Essa frase popular está 100% correta quanto o assunto é linguagem corporal. Isso porque, os olhos são um meio completamente inconsciente de revelar as nossas emoções. Por exemplo, as pupilas dilatadas demonstram interesse, enquanto as retraídas mostram a sensação oposta.

Sendo assim, acompanhar os olhos é uma maneira de detectar mentiras mais facilmente. Já certas expressões como apertar os olhos, olhar para o lado, piscar em momentos específicos, ter olhos inquietos e outros ajudam a entender o comportamento das pessoas a nosso redor.

Por fim, um bom contato visual é fundamental. Seja em uma situação social ou profissional, manter um bom tempo e uma boa forma de contato visual é importante tanto para locutores, como para ouvintes.

O sorriso também é um meio de comunicação fundamental e serve praticamente como um cartão de visitas no momento de conhecer ou interagir com alguém. Ele também pode ser uma arma tanto em ocasiões sociais como em negociações, e como tal, deve ser usado no momento correto.

Outra habilidade interessante em relação aos sorrisos é a capacidade de reconhecer um verdadeiro de um falso, através de pequenas sutilezas nas expressões. Por exemplo, os mais genuínos são feitos com o rosto todo e podem ser observadas contrações nas musculaturas dos olhos, entre outras pequenas alterações. Já os mais falsos, geralmente envolvem apenas a musculatura da boca. O curso vai ensinar a fazer essa diferenciação com mais detalhes.

Outras partes do corpo também são abordadas e seu comportamento tem um significado interessante. Os braços cruzados, por exemplo, podem significar uma postura bem defensiva, e os pés podem indicar quando uma pessoa está aberta ou fechada para alguma interação. Além disso, muita coisa pode ser dita com um aperto de mão.

Qual é a importância?

Diagnosticar o comportamento de uma pessoa a partir de sua expressão corporal é fundamental para facilitar as interações sociais. Mas não é apenas nesse âmbito que ela tem sua força.

No momento de uma venda, por exemplo, indicações de um cliente fechado e sem interesse, podem significar que o profissional talvez precise mudar a abordagem. Por outro lado, detectar situações em que o cliente está interessado ajuda a definir o caminho da venda.

Além disso, em situações como entrevistas, um controle próprio da linguagem corporal pode ajudar a passar a mensagem correta.

Entender a comunicação que fazemos com o nosso corpo é uma ferramenta muito útil tanto para situações sociais como profissionais. Confira o nosso curso!