11 Mandamentos do aluno de educação online

Fazer um curso online tem grandes facilidades, como escolher os horários em que você vai estudar, onde irá estudar, entre outros inúmeros benefícios. No entanto, é preciso ter muito planejamento para não acabar se perdendo em meio aos conteúdos e atividades, pois isso pode diminuir seu empenho de forma drástica. Para te ajudar nesse processo, trouxemos neste artigo os 11 mandamentos do aluno da modalidade à distância. Confira!

estudante

1 – Tenha acesso constante à internet: esse é um pré-requisito para fazer um curso online. Portanto, tenha um endereço eletrônico fixo e um bom acesso à internet;

2 – É preciso ter disposição e também habilidade para lidar com programas, por isso, conhecimentos básicos de informática são indispensáveis.

3 – Tenha vontade de aprender de forma colaborativa, interaja com seus colegas de turma nos fóruns de discussão existentes dentro do curso, interaja com seus professores, faça perguntas, levante discussões, tudo isso irá contribuir e muito com o seu processo de aprendizado.

4 – Seja um praticante da “netiqueta”, ou seja, das regras de etiqueta da internet. Seja educado e cordial nas discussões e apontamentos, se mostrando como uma pessoa agradável, eficiente e amigável.

5 – Seja organizado: esse é um dos principais mandamentos para o aluno de ensino a distância, pois sem organização o aprendizado se torna praticamente inacessível. Portanto, organize e planeje tudo o que julgar como fundamental. Isso irá facilitar sua revisão de conteúdos, bem como a recuperação de materiais.

6 – Tenha vontade de fazer as coisas no tempo correto, respeitando os prazos. Mantenha-se atento à suas tarefas e aos prazos estabelecidos para que elas sejam cumpridas, isso demonstra compromisso e responsabilidade.

7 – Seja uma pessoa curiosa, a curiosidade abre chaves para novas ideias e mundos. Procure aprofundar o conteúdo ministrado no curso, busque outras fontes e tenha sempre um leque de boas opções para se basear quando for pesquisar sobre algo.

8 – Mantenha-se flexível e pronto para adaptações; para fazer isso, basta manter-se atento às novidades promovidas pelo curso, bem como á metodologia e ao ritmo por ele adotados.

9 – Estabeleça uma comunicação objetiva tanto com seus colegas quanto com seus professores: essa é a chave de uma comunicação eficaz pela internet. Portanto, seja claro e transparente em todos seus apontamentos.

10 – Seja o responsável por construir o seu conhecimento, o material oferecido de forma online pelos cursos online é apenas o mínimo necessário para que você compreenda os temas propostos. Sabendo disso, você deve ir atrás de outros autores e conteúdos que podem ajudar a complementar esse conteúdo. Aproveite também para fazer uso do glossário disponibilizado pelo curso toda vez que algum termo parecer confuso.

11 – Não deixe de fazer os exercícios e trabalhos propostos, pois são eles os responsáveis por fixar o conteúdo repassado pelos módulos do curso à distância. Procure também fazer alguns exercícios por conta própria, pois só através da repetição que você conseguirá treinar seu conhecimento recém-adquirido, bem como ajudar que o professor avalie seu desempenho e atribua conceitos em relação a sua participação e desenvolvimento como aluno.