Cursos online com certificado para sua educação.
Página Inicial / Cursos com Certificado

Cursos com Certificado

Selo em Lacre Void colado no Certificado.
O aluno que finaliza um curso na Ensino Nacional merece receber o certificado de conclusão de curso!

Aprenda através desta página tudo sobre cursos com certificado e nossa relação e compromisso com o aluno.


Os certificados dos cursos livres precisam do reconhecimento do MEC?

Não. Uma das diretrizes do MEC é que 20% das aulas dos cursos precisam ser presenciais, o que infelizmente exclui o reconhecimento dos cursos oferecidos de forma totalmente a distância (online). O MEC fiscaliza e autoriza apenas cursos de nível superior, já os cursos técnicos são de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação, ou seja, não é necessário a aprovação destes órgãos nos certificados de cursos livres de acordo com a lei.


Qual a legislação reconhece os cursos livres?

Os cursos livres têm como base legal a Lei nº 9.394, que definiu as bases e as diretrizes da educação brasileira, e o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°.

A partir da Lei nº 9.394 os cursos livres passaram a ser reconhecidos como Educação Profissional de Nível Básico, fazendo parte da Educação Profissional do país, como um curso não-formal com duração variável.

Inclusive, na Constituição Federal está previsto em seus artigos 205 e 206, a democratização e acesso ao ensino para todos, algo que a Ensino Nacional tem como um de seus pilares.


Certificado ou Diploma?

Cursos livres fornecem os Certificados, apenas cursos de nível superior podem emitir Diplomas.


O que dizem os Conselhos Regionais (ex. CREA) a respeito dos profissionais com certificados de cursos livres?

Os conselhos regionais não reconhecem um profissional apenas através deste modelo de ensino, que consiste na Educação Profissional de Nível Básico, à eles interessam os profissionais com cursos de graduação e de pós-graduação, ou seja, de Nível Superior, que possuam Diplomas, os Certificados de cursos livres são bem-vindos aos profissionais que respondem a estes conselhos, mas, apenas como qualificação e atualização.


Quais as vantagens em realizar um curso livre?

A ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, da qual a Ensino Nacional é associada, mostra algumas das vantagens de se realizar um curso livre a distância, são elas:

  • Facilidade de horário e de local;
  • O aluno é quem dita o ritmo de estudo;
  • Os valores dos cursos a distância são muito inferiores aos presenciais, pois, envolvem menos gastos;
  • Torna possível o acesso a educação em locais antes afastados de instituições de ensino;
  • A diversidade de cursos disponíveis é enorme;
  • Proporciona a Democratização do ensino, levando-o a locais remotos;
  • Gera a troca de conhecimentos entre os alunos, através da plataforma de ensino;
  • É um incentivo ao constante aperfeiçoamento do ensino;
  • Serve de estímulo às diversas tecnologias.

Os certificados dos cursos livres servem como qualificação profissional, aperfeiçoamento e atualização, sendo excelente para conseguir horas complementares em universidades  e para Prova de Títulos em Concursos Públicos, também são de extrema importância para qualificação de quem deseja entrar, ou retornar, no mercado de trabalho, assim como para quem busca uma promoção em seu atual emprego.

Para se ter uma base da importância deste setor, entre 2010 e 2011 a procura por cursos livres foi superior a procura por cursos reconhecidos pelo MEC em 77%.


Como funciona a Certificação pela Ensino Nacional?

O(A) estudante poderá solicitar o certificado, para qualquer um dos nossos cursos, após realizar a avaliação do curso e caso seja aprovado(a) tornará o(a) estudante apto(a) a receber o Certificado, que é válido em todo território nacional como certificado de curso livre.

Exemplo do certificado modelo dos cursos

(Imagem do certificado da Ensino Nacional)

Como saber o número de horas que irá constar no Certificado?

O certificado poderá ser de 20 horas à 420 horas, dependendo da dedicação e empenho do(a) estudante, para certificados de 20 horas é proposto uma avaliação automática de Verdadeiro ou Falso, a partir de 40 horas é preciso apresentar um resumo sobre o conteúdo estudado, o número de páginas do trabalho é proporcional ao número de horas do certificado, existe também uma taxa de acordo com o número de horas, você pode conferir estas informações na tabela abaixo:

Valores do Certificado


Caso eu não atinja a nota mínima no trabalho, acontecerá o quê?

Caso o(a) estudante não atinja a nota mínima necessária para obter o certificado, será indicado em seu trabalho quais foram os erros encontrados e o(a) estudante poderá refazê-lo, sem custos adicionais.


Como irei receber o certificado do curso?

A Ensino Nacional proporciona dois métodos para solicitar o certificado, sendo eles:

  1. Certificado Digital: Seu Certificado ficará disponível online, hospedado em nossos servidores e através do Código de Autenticidade é possível realizar o Download e Imprimir (imagem em Alta Qualidade). O Aluno receberá um e-mail com todos os dados necessários. O valor é de R$12,00.
  2. Certificado Impresso Enviado via Correios: O Certificado será impresso em alta qualidade e enviado para seu endereço de cadastro. Será utilizado Papel OffSet 180g Tamanho 21×29,7 cm (A4) com o Selo de Autenticidade. O Aluno receberá um email com o número de rastreamento e as demais informações cabíveis. O valor é de R$25,00.

Selo de Autenticidade? O que é isto?

Através deste selo é possível comprovar seus estudos na Ensino Nacional. Qualquer instituição ou pessoa poderá comprovar junto ao site da Ensino Nacional a sua certificação.

modelo do selo que vai colado no certificado

(Imagem do Selo de Autenticidade)

 Quais as informações irão constar no Certificado?

  • Nome do Curso;
  • Seu nome completo, podendo incluir RG e CPF;
  • Tipo de Curso: É possível escolher entre 3 opções: Capacitação, Aperfeiçoamento ou Atualização.
  • Aproveitamento Final: A nota da sua avaliação;
  • Carga Horária: De acordo com o solicitado pelo aluno;
  • Data de Conclusão: Data em que foi finalizado o curso;
  • Assinatura do Coordenador da Empresa;
  • CNPJ da Instituição, que prova sua existência e idoneidade;
  • Número de Registro do Certificado.

O conteúdo programático do curso estará impresso no verso do certificado.