5 Técnicas de estudo poderosas

Todo estudante já deve ter se perguntado se existe alguma técnica que possa facilitar o aprendizado desse ou daquele conteúdo de um curso. Afinal, muitas matérias acabam sendo um tanto quanto difíceis de serem interpretadas e aprendidas, por isso é essencial poder contar com um auxílio na hora de estudar.

Se você deseja ter mais êxito em seus estudos, ou até mesmo está se preparando para o vestibular ou algum concurso público, confira o texto que preparamos sobre algumas técnicas de estudo que são poderosas e que com certeza irão te ajudar a garantir bons resultados.

Woman, 30s, at home, businesswoman, working at home, home office, one person, small business, entrepreneur, smart phone, using phone, coffee, kitchen

1 – Sua voz é uma grande aliada, saiba como e porque
De acordo com alguns estudos realizados por psicólogos, uma boa forma de memorizar o conteúdo que você está aprendendo (ou sofrendo para aprender), é ler o conteúdo de seus cadernos ou apostilar e gravar a sua própria voz explicando sobre o que se trata. Com isso, você fará um grande exercício: além de precisar de bastante atenção para elaborar a sua “aula” que será gravada, ainda otimizará seu poder de síntese e memorização. E ainda existe um bônus: ao dizer a matéria em voz alta, você passará a contar também com sua memória auditiva.

2. Não ignore a resolução de exercícios
Muitas pessoas passam horas e mais horas estudando, lendo livros, assistindo a vídeo-aulas, mas quando chega a hora de fazer exercícios acabam pulando essa parte, e esse é um grande erro. É através da resolução de exercícios que o cérebro começa a assimilar os conteúdos estudados, bem como as dificuldades que existem em cada um deles. Só a partir da identificação dessas dificuldades será possível agir para melhorá-las, por isso essa etapa é tão fundamental.

3. Associações mentais engraçadas não são bobas, invista nelas
Essa é uma técnica bastante utilizada por professores em cursinhos pré-vestibular, pois trata-se de um excelente método de memorização. É possível estabelecer relação entre os termos através de semelhanças sonoras, visuais, entre outras. Quanto mais engraçadas ou bizarras forem as associações, melhor.

4. Fiche todos os textos que ler, por mais chato que isso possa parecer
Prefira escrever a mão os seus fichamentos, pois essa é uma das melhores formas de ajudar seu cérebro a fixar as informações. Por isso, além de fazer a leitura teórica dos textos, elabore fichamentos acerca dos assuntos neles tratados a partir de suas próprias palavras e conclusões. Isso ajudará no processo de aprofundamento dos seus estudos, bem como servirá como um material que pode ser consultado depois no lugar do livro.

5. Estudos em grupo são uma ótima ideia
Apesar de não ser uma técnica que funciona para todos, os estudos em grupo dão muito certo para alguns, então vale a pena tentar. Quando estuda em grupo, você acaba estimulando discussões acerca desse ou daquele tema, suscitando pontos importantes sobre eles, os quais você muitas vezes nunca parou para pensar. Além disso, estudar em grupo também pode ser bastante benéfico na resolução de dúvidas e questionamentos sobre os conteúdos entre os colegas que podem ajudar uns aos outros.