Como aumentar sua produtividade

Confira algumas dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

Antes de tudo, vamos começar com uma simples pergunta: o que é produtividade?

De acordo com o dicionário, produtividade é uma “particularidade ou qualidade de produtivo. Que possui capacidade para produzir”.

Mas não se engane, ser produtivo é diferente de ser atarefado, ou de estar ocupado o tempo todo. Não basta também trabalhar, por exemplo, 15 ou 16 horas por dia.

A produtividade possui um conceito semelhante ao de eficiência (seu conceito pode ser definido como “particularidade demonstrada por pessoas que conseguem produzir um ótimo rendimento, quando realizam alguma coisa”). Ou seja, está relacionada a fazer a mesma quantidade de tarefas, mas de maneira melhor, com menos tempo.

Um dos mitos da produtividade é ser multitarefa. De que adianta completar várias tarefas se elas não estão sendo produtivas?

post-produtividade

A pessoa produtiva, ao final do dia, produziu coisas, teve resultados. Se não houve isso, a pessoa apenas esteve ocupada, e não produtiva.

Abaixo, veja algumas dicas para ser mais produtivo no trabalho:

  • Organização: a organização é fundamental para ser produtivo.Desta maneira, você tem controle  do que faz e do que precisa fazer. Organizar seu tempo de ler e-mail, por emails, ajuda a manter seu foco.
  • Foco: diversas pesquisas já mostraram que funcionários multitarefas são menos produtivos do que aqueles que fazem uma tarefa de cada vez. Para apresentar produtividade com qualidade, é preciso focar em seu objetivo. A meditação é uma ótima atividade para se aumentar o foco e a concentração.
  • Metas: para ter mais produtividade, a pessoa deve saber onde quer chegar. Para isso, utiliza-se metas. Mas atenção, as metas devem ser alcançáveis e desejáveis. Não adianta definir objetivos que estejam acima de sua capacidade ou se não há a real motivação para cumpri-los.
  • Comer alimentos saudáveis e beber bastante água: segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), níveis de nutrição adequados podem aumentar a produtividade em 20%. Para funcionar, o cérebro precisa de glicose. Mas, doces e alimentos açucarados enviam uma quantidade exagerada de glicose para o sangue, o que faz com que as pessoas se sintam mais cansadas (e menos produtivas). Agora, alimentos como grãos, peixes, e até chocolate amargo, são ótimos para quem deseja estar bem disposto no trabalho. A água é essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente. Além de evitar dores de cabeça ela ajuda a pessoa a pensar com mais clareza e agilidade.
  • Prioridades: não adianta você ter uma lista com vários itens quando não há tempo para resolver tudo. Neste caso, é preciso estabelecer prioridades. Separe as tarefas que são mais urgentes e trabalhe em cima delas. Você pode organizar estas tarefas por ordem de entrega, pelo tamanho ou pela urgência de finalização. Sem prioridades, você pode acabar delegando muito esforço para tarefas que não são muito importantes.

O que achou destas dicas? São fáceis de colocar em prática? Bom trabalho a todos!

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