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Vendas e atendimento possuem segredos no planejamento e na execução que melhoram performance

O setor do comércio é um dos que mais movimenta dinheiro na economia brasileira. Seja entre pequenos comerciantes familiares, ou grandes empresas que contratam milhares de pessoas para distribuir suas vendas em todo o país, este é um mercado extremamente competitivo e livre, no qual os profissionais precisam se destacar para ter reconhecimento e retorno. Confira neste artigo algumas características deste ofício e como melhorar sua atuação no mercado.

Woman realtor talking to a young family

Atendimento e vendas: como fazer

O mercado está nas mãos do consumidor. Serão as suas escolhas que definirão quais empresas terão êxito e quem vai à falência. Entretanto, quem oferece os produtos e serviços influi diretamente nas escolhas dos consumidores ao oferecer preços competitivos e um atendimento de qualidade. É por isso que as ações de estratégia do atendimento precisam ser muito bem pensadas.

Quem atende melhor é, invariavelmente, muito mais competitivo dentro do mercado, Técnicas de Vendas e Marketing de Atendimento e aplicações como o Customer Relationship Management (CRM) podem ajudar nestas difíceis tarefas. Os vendedores realizam 5 principais tarefas ao desempenhar a sua função, e os estudos de Kotler ajudam muito a refletir sobre estas ações.

Atender bem também significa adaptar a sua abordagem ao público para o qual as vendas se direcionam. Por isso, conhecer o público alvo dos produtos e serviços oferecidos por sua empresa é fundamental. É necessário ter empatia, paciência e compreensão com o consumidor. Todos estes bons tratamentos serão convertidos em mais vendas para o seu negócio.

Há várias formas de se abordar e chegar ao consumidor. Telefone, pessoalmente, e mail, internet. Cada um destes meios possui suas especificidades, e é importante que a pessoa que lida com as vendas e com os atendimentos tenha sempre isto em mente. É importante também conhecer os conceitos e as formas de fazer de ações como promoções, merchandise, propaganda, fidelização, captação, e outros.

Além disso, é muito importante estar também atento à forma como seus concorrentes estão agindo dentro deste mercado. Seja para se inspirar em suas ações, como também aprender com seus erros. Afinal, o concorrente está brigando pela mesma parcela de mercado, e o êxito dele provavelmente significa o seu fracasso.

Vender não é apenas entregar o produto e receber o pagamento. É importante preparar um passo a passo para o processo de venda, contato com o cliente, conquista daquele consumidor, negociações e entrega do produto. Tudo tem seus propósitos e até mesmo de vendas frustradas ou cancelamentos é possível aprender lições. Inclusive, o feedback dos próprios clientes é uma das melhores formas de melhorar as ações do seu negócio.

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